Projeto sobre os sistemas do programa bolsa família e farmácia popular
Os programas de assistência social criados pelo governo, como o Bolsa Família e a Farmácia Popular são de grande importância para o bem estar dos cidadãos brasileiros, é uma maneira de garantir as necessidades básicas das pessoas mais carentes, como acesso a saúde, educação e alimentação. Mas para que esses projetos obtenham êxito, é necessário a aplicação de sistemas e ferramentas para controle, planejamento, organização e principalmente para auxiliar os gestores públicos na tomada de decisão, acompanhando de forma continua os dados e informações através de índices e relatórios.
No programa do Bolsa Família, os gestores podem contar com ferramentas importantes de apoio, que são: o sistema bolsa família, que é de fácil acesso e disponível através da Internet e o SISVAN-WEB disponível em: www.saude.gov.br, onde são gerados relatórios para que haja um acompanhamento detalhado. No programa de Farmácias Populares existem o Banco de Preços em Saúde (BPS) e o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica que são aplicativos essenciais para o controle e distribuição dos medicamentos de forma eficaz e eficiente.
2 O Programa Bolsa Família
O bolsa família é um programa de transferência de renda destinado às famílias em situação de pobreza, com renda per capita de até R$ 140,00 mensais, que associa à transferência do benefício financeiro o acesso aos direitos sociais básicos como, saúde, alimentação, educação e assistência social. É o maior e mais ambicioso programa de renda da história do Brasil, que foi criado para enfrentar o maior desafio da sociedade brasileira, que é o de combater a fome e a miséria, e promover a emancipação das famílias mais pobres do país, onde o governo federal concede mensalmente benefícios em dinheiro para famílias mais necessitadas. As condicionalidades do Programa Bolsa Família (PBF) são compromissos assumidos pelo poder público e pelas famílias beneficiárias na área de saúde e