Projeto sobre merenda escolar
PROF: MARCOS
DIRETOR: SIMONE CLAY OLIVEIRA MARQUES
VICE-DIRETOR: LOURINALDO BEZERRA DE SOUSA
ESCOLA: CEF 120 DE SAMAMBAIA
Para que o projeto da escola seja executado com sucesso, o Estado brasileiro precisa deixar de lado a política do assistencialismo que obriga os alunos a apenas frequentarem as aulas e não estimula e valoriza a aquisição do conhecimento. Precisa deixar de tratar o cidadão como “cliente” do Estado, mantendo assim a sociedade e a educação escolar sob “controle”. A única forma eficiente de resolver esse mal é dando à escola a sua autonomia. Por isso uma gestão democrática , com a participação efetiva e intensa de todos os que realmente estão direta ou indiretamente presentes nas ações educativas da escola, são os objetivos dos agentes verdadeiramente capazes de planejar para atender aos anseios da comunidade.
Devemos buscar diretrizes pedagógicas, pois a nossa concepção de educação compromissada com a formação integral do educando, a sustentabilidade humana como princípio das políticas públicas que se propõe efetivar, enfim, nossas opções de ação pedagógica e política frente aos desafios que devem ser transpostos na busca de uma educação com qualidade social para a nossa comunidade. A Educação em junção com a diversidade, promove debates sobre a educação como um direito fundamental, que precisa ser garantido a todos e todas sem qualquer distinção, promovendo a cidadania, a igualdade de direitos e o respeito à diversidade sociocultural, étnico-racial, etária e geracional, de gênero.
E é aí que o papel da escola torna-se cada vez mais importante, pois proporciona o encontro da pluralidade de cultura e idéias, que poderão, no futuro, transformar a realidade com sabedoria e sensibilidade junto às injustiças sociais e à construção de uma sociedade digna, solidária e igualitária. A escola deve ser acima de tudo, um espaço social e democrático composto pelo aluno e seus familiares,