Projeto Setorial Eletroeletrônicos Brasil
Aline Dionísio Alves
Gabriel Tôrres de Sene
Introdução
Atualmente muito se fala sobre Exportação, Inovação, Competitividade, Promoção Comercial, Negócios e Atração de Investimentos e como estes itens, por assim dizer, podem interferir direta ou indiretamente na vida das empresas. Uma empresa que saiba identificar, aplicar e manter o conceito de internacionalização poderá ter benefícios futuramente, perante seus consumidores, nacionais e internacionais e a sociedade; em contrapartida as que não acordarem para esta nova realidade terão problemas e será necessário, a elas, correr atrás do prejuízo.
Pode-se dizer que isto é uma ameaça para as empresas que ainda não se atentaram a essa nova realidade, mas também é uma oportunidade para as que tomarem a dianteira nesta questão.
Neste contexto, este artigo tem como objetivo de discutir as oportunidades que a Promoção de Negócios e Imagem representa para as empresas Brasileiras; utilizando a pesquisa bibliográfica como metodologia e o case Projeto Setorial Eletroeletrônicos Brasil, realizado por meio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos - APEX-Brasil, com o apoio do Governo Federal, juntamente com a entidade executora SINDVEL – Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica.
Este projeto visa ampliar a participação das empresas brasileiras do setor eletroeletrônico, exportadoras e com potencial de exportação no mercado internacional, aumentando a competitividade, gerando produtos de alto valor agregado e novos postos de trabalho.
O que justifica a realização deste artigo é a importância que este tema tem na atualidade e a realidade empreendedora do Setor Eletroeletrônico, que estimula as novas empresas a se adequarem a novas ações de promoção comercial e comércio internacional, que buscam a melhoria na percepção internacional dos produtos e