Projeto Ser Idoso
O Cras I representa uma unidade de referência e operacionalização das ações e serviços sócio-assistenciais básicos oferecidos à população do município de Pinhe iro do Sulque se encontra em situação de vulnerabilidade social decorrente do empobrecimento, privação de renda, bem como aquelas que apresentam fragilidade quanto aos vínculos afetivos, relacionais e de pertencimento social (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). Dentre os indivíduos que procuram esta unidade em busca de atendimento, encontram-se muitos idosos, que em sua maioria desconhecem os direitos que lhes são garantidos por lei.
Os direitos dos idosos sofreu ao longo dos anos considerável evolução tendo em vista a necessidade de promover sua proteção e preservação. Apesar de haver um grande movimento da sociedade para diminuição da violação desses direitos, ainda se verifica muitos crimes praticados contra idosos.
De acordo com a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) os idosos têm vários direitos assegurados como: direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, ao respeito, à convivência familiar e comunitária, dentre outros. Contudo o que se observa é que nem sempre esses direitos são respeitados, gerando quadros de exclusão social e violação de direitos.
Nesse sentido, uma vez que a preservação dos direitos dos idosos é uma demanda posta ao Cras I, o presente Projeto busca fomentar a discussão acerca dos direitos dos idosos e socializar informações para idosos, seus familiares e a comunidade em geral.
2 PÚBLICO-ALVO
Idosos, suas famílias e comunidades dentro da área de abrangência do Cras I.
3 JUSTIFICATIVA
A garantia dos direitos dos idosos é um tema que vem sendo muito debatido nos dias de hoje. Com o passar dos anos a sociedade vem se importando mais com a preservação e garantia dos direitos dos idosos, de forma