PROJETO SEMEANDO CULTURA
Anaíse Stéfanie Mendes Rosa2
Maria Luiza Campos Faria3
Marcela Gonçalves de Queiroz4
Milena Lages Ferreira5
Tais dos Santos Reis 6
Thais Caroline da Silva Gonçalves7
Thayssa Ferreira Pimenta8
Jaqueline Morelo9
Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH campus Antônio Carlos
RESUMO
O projeto, desenvolvido na disciplina TIG, tem o objetivo de divulgar o trabalho desenvolvido pela ONG Querubins, direcionada à formação da cidadania de crianças e jovens da Vila Acaba Mundo, localizada no bairro Sion, em Belo Horizonte. A entidade utiliza a arte como transformadora de uma realidade que pode estigmatizar os que vivem em um local considerado preconceituosamente como favela. A visibilidade ao trabalho ali realizado é importante quando se pretende conseguir patrocínios e voluntários. O estudo sobre mobilização social direcionou as ações propostas e realizadas com o intuito de estimular pessoas a apoiarem e auxiliarem na continuidade deste trabalho social.
Palavras-chave: inclusão social, mobilização social, arte.
1 INTRODUÇÃO
A Associação Querubins foi fundada por Magda Coutinho na Vila Acaba Mundo, em Belo Horizonte, em 1994, e oferece oportunidades educativas para crianças e jovens, por meio da cultura. As atividades incluem oficinas de dança, música, artes visuais, literatura, oficinas complementares de circo e esporte e acompanhamento escolar. Eles também trabalham com perspectivas pré-profissionalizantes que abrangem toda a comunidade. Essas atividades são elaboradas por temas transversais e, uma vez por ano, é realizado um espetáculo inserindo todas as oficinas. Existem coordenadores responsáveis pelas oficinas, que são planejadas e seguem planos de ensino, e pela realização de relatórios mensais e anuais.
O público atendido pelo projeto, hoje de aproximadamente 200 crianças e jovens, se subdivide em: Eixo Aprendizes de Querubins (crianças de 6 a 11 anos); Eixo Querubins Oficinas de Artes (jovens de 12 a 18 anos); e Eixo Querubins