projeto salão de festas
3.1 Macroambiente
No contexto demográfico, o bairro de Campo Grande é uma bairro de classe média com porções de classe média alta a Zona Oeste do Rio de Janeiro. O bairro possui 328.370 habitantes, sendo considerado mais populoso da cidade do Rio de Janeiro. O mesmo ocupa a 82 posição dentre os bairros da cidade em relação ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) com um índice de 0,810, o que é considerado alto. O bairro de Campo Grande possui um dos melhores índices da Zona Oeste.
Os dados sociodemográficos indicam que a região cresceu a acentuada taxa de 22% na década de 1990, a segunda maior taxa de crescimento da cidade, superada somente pela Barra da Tijuca. É a região que tem o maior contingente populacional da cidade.
No contexto econômico, Campo grande possui uma economia bastante diversa, com áreas rurais, uma zona industrial importante para a cidade e um comércio que tem experimentado crescimento significativo nos últimos anos.
No Rio da Prata, Mendanha e próximo a Guaratiba ainda encontram-se estabelecimentos que se dedicam a agricultura e pecuária.
O comércio no bairro é alto-suficiente, exercendo atração sobre outras regiões. Além do movimentado e popular Calçadão de Campo Grande, há opções de compras nos atacadistas Makro, e um em supermercados como Prezuni, Carrefour, Extra, Supermarket, Guanabara, Inter, e em compras, lazer e serviço em modernos shoppings como o West Shopping, Passeio Shopping e Park Shopping Campo Grande, do grupo Multiplan.
O setor industrial também está em crescimento. Campo Grande possui um Distrito Industrial localizado no quilômetro 43 da Avenida Brasil. A atividade econômica local é composta de cerca de 3.700 estabelecimentos, 87,2% dos quais são do segmento de comércio e serviços, empregando aproximadamente 49 mil pessoas. O volume de negócios gera R$ 956,9 milhões de ICMS, sexta arrecadação da cidads.
No contexto legislativo, O Decreto-Lei 43/2011, 24 de março,