projeto resenha conto
Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908)
Foi um escritor, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional, e como o pai do realismo no Brasil. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. De uma família pobre, tinha saúde fragil, era epileptico e tartamudo. Nao frequentou a escola nem a universidade, de menino començou vender doces feitos pela sua madrasta quem trabalhava numa escola do barrio. Ainda sem ter acceso as aulas, ele aprendeu e converteu-se en uns dos maiores intelectuais. Há provas de que ele aprendeu sozinho falar frances, alemão, inglês e espanhol.
Escreveu livros romanticos na primeira fase de sua carreira, na segunda etapa falou do realismo, as principais caracteristicas de suas obras sao a instrospecçao, o humor e o pessimismo em relaçao a essencia do homem e sua relaçao com o mundo.
Machado de Assis criou a Academia Brasileira de Letras e foi seu primeiro presidente. Em seu tempo de vida, alcançou relativa fama e prestígio pelo Brasil, contudo não desfrutou de popularidade exterior na época. Machado de Assis é considerado um dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.
CONTO DA ESCOLA - RESENHA
Conto de Escola tem quatro personagens principais: Pilar, seu narrador-protagonista, que não gostava da escola, gostava de faltar as aulas e ficar jogando pela rua ou pelo morro. Naquele dia optou pela escola só para que seu pai não aplicara o castigo, ainda assim, Pilar era dos mais adiantados da escola, muito inteligente e acabava sempre antes de todos. Raimundo, outro menino da escola, filho do mestre, quem tinha medo de seu pai, com intenligencia tarda, gastava duas horas em reter aquilo que a outros levava apenas trinta minutos. Ele fez uma proposta para Pilar: trocar uma explicação por uma moeda de prata. Policarpo, o