projeto reforço
Universidade paulista
PRATICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
TEMA
PROJETO REFORÇO
CURSO DE MATEMATICA 2º SEMESTRE
GRADUANDOS- JOSÉ BOTELHO CARVALHO NETO- RA - 1130377
FRANCIELLY APARECIDA PEREIRA GREGORIO- RA- 1130360
CLELIA OLIVEIRA LIMA- RA - 1130341
LUCELIA PAULO DE OLIVEIRA - RA –1130921
POLO DE JUINA
COTRIGUAÇÚ-MT
JUNHO/2012
SUMÁRIO:
— apresentação dos capítulos constitutivos do projeto, indicando a página em que se iniciam;
• índice de figuras, mapas, quadros ou fotos (se houver);
1 – Introdução:
A escola organizada em Ciclos de Formação Humana não é uma forma inédita de pensar e fazer educação. Na verdade, em Mato Grosso teve início com o Ciclo Básico de Aprendizagem (CBA), no ano 1997, contribuindo com a redução da retenção e da evasão escolar. Agora, ao invés de se concentrar apenas nos anos iniciais, abrange todo o Ensino Fundamental.
Grande parte dos professores que faziam da retenção recurso metodológico e forma de “disciplinar” os alunos não ficou satisfeita. É Cabrera (2006), quem vem justificar a fala dos professores, “o medo da reprovação é o que motiva o interesse do aluno em estudar” e argumenta que “se eles sabem que não são mais perseguidos pelo fantasma da reprovação, não se interessarão mais, igualmente pelos estudos”. Já Vasconcellos (1998, p.114), pondera, “antes de acabar com a reprovação na legislação, é preciso acabar com ela na cabeça dos educadores”.
Segundo Cabrera (2006), ainda há de se percorrer um grande caminho, para que as práticas avaliativas não estejam centradas na simples verificação de conteúdos assimilados, e passem a serem instrumentos para diagnosticar possíveis inferências durante todo o processo de ensino e aprendizagem.
Para Fernandes & Freitas (2008),