projeto recreio alternativo
RECREIO ALTERNATIVO - Um passo contra a violência.
Intervalo com Atividades Lúdicas Dirigidas
Projeto Aplicativo desenvolvido para implementação na E. E. Eduardo Carlos Pereira, conforme critério para conclusão do Relatório de Estágio I, apresentado como exigência para obtenção do Título de Pedagogo, do curso de graduação em Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Cidade de São Paulo – UNICID.
SÃO PAULO
2012
INTRODUÇÃO
A escola passa por um aumento da agressividade e da violência no período de intervalo, entre as atividades formais.
Esta violência pode estar ocorrendo devido à falta de ações mais significativas, ou mesmo, pela falta de experiência com atividades que envolvam o espírito de colaboração, o respeito pela opinião do colega e a falta de consciência do uso do espaço coletivo.
Propor a prática diária de um recreio lúdico dirigido com o objetivo de ter um momento de intervalo escolar como um espaço agradável e desafiador para os alunos, com jogos, brincadeiras, rodas cantadas, promovendo o exercício da criatividade por parte das crianças e da equipe técnica responsável por essas ações pode ser um agente de dispersão da violência?
Apresentar aos alunos a possibilidade de aproveitas o intervalo de forma humanizada, com uma integração social pode ajudar na obediência das regras?
A criatividade e a ludicidade aplicada nas horas de recreio podem ajudar no desenvolvimento cognitivo? Justificativa
A criação do recreio não ocorreu sem objetivos, mas sim como um elemento escolar, com regras, inicio e fim bem delimitados por avisos sonoros, para que os alunos pudessem atender seus anseios. Mas com o tempo, este momento passou de uma prática lúdica para um momento de correria, gritaria, tumultos, brigas e violência.
A justificativa para a criação deste projeto ocorre pelo uso inadequado dos momentos de recreio, que acontecem pela falta de opção de atividades, tornando-o um momento