Projeto Psicoterapia Infantil Lar Amor Real
MARCELLA MARIAH BEZRUTCHKA BENOLIEL ZANINETTI
PSICÓLOGA CRP-08/13366
PROJETO DE PSICOTERAPIA INFANTIL
CURITIBA
2010
INTRODUÇÃO
O presente documento é referente ao Projeto de Psicoterapia Infantil no Lar Amor Real, o qual está sendo realizado com as crianças abrigadas que apresentam demanda, com o objetivo de reduzir os efeitos e comportamentos que se apresentam desajustados ao bom convívio social acarretando sofrimento para o indivíduo e para quem o cerca, bem como para facilitar o processo de adoção e adaptação a uma nova família ou retorno familiar.
Para que esse tratamento seja efetivo, precisa-se de tempo e criação de vínculo o qual é estabelecido na relação terapêutica, que por si só já auxilia de forma positiva nos processos de melhora e cura.
A relação terapêutica é essencial para a efetividade do tratamento psicoterápico,sendo que para Rangé (2001), esta relação deve ser vista como uma interação entre o terapeuta e o cliente. Dessa forma a pessoa que está buscando o tratamento é privilegiada pelo trabalho do profissional que deve ser capacitado, e que ao mesmo tempo deve possuir habilidades sociais importantes como a empatia por exemplo. O fracasso do tratamento pode estar relacionado a negligencia na relação terapêutica, que pode ser visto através do abandono da terapia e/ou por causa do não cumprimento dos objetivos iniciais. A percepção do cliente frente à relação, também está ligada ao sucesso do tratamento.
A função principal do tratamento deve ser a redução dos efeitos gerados pela punição, onde estão incluídos as reações emocionais de revolta, resistência, medo, ansiedade, raiva e depressão provenientes do controle do governo, religião, educação. Para Skinner (citado por Rangé, 2001), o cliente pode buscar ajuda porque suas relações interpessoais são insatisfatórias, não obtendo fontes de reforçamento que sejam suficientes. Neste sofrimento que se apresenta na vida dos clientes, é