Projeto Pró Idoso
O projeto PROIDOSO viabilizara o acesso a informações de modo que se desfaça os estigmas que permeiam o processo do envelhecimento trazendo a tona os direitos sócio assistenciais e todas as especificidades que envolve a população idosa e o seu processo de envelhecimento,será desenvolvido no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS III situado no bairro Bela Vista município de Canindé
Justificativa
Envelhecer é um processo dinâmico e irreversível, sendo parte integrante do ciclo de vida do ser humano, que deve ser entendido como uma ação natural que acompanha a espécie humana por todo o tempo de vida até a morte. De acordo com Veras (1996), a velhice é um termo impreciso e sua realidade é difícil de perceber. Nada flutua mais do que os limites da velhice em termos de complexidade fisiológica, psicológica e social. A maneira pela qual as pessoas passam e encaram as características do envelhecimento é que as classifica como velhas.
A realidade do envelhecimento humano, entretanto sempre esteve associado a mitos e preconceitos o que desperta sentimentos negativos como o medo, a piedade e o constrangimento, a pessoa idosa é por vezes excluída socialmente e negligenciada quanto à efetivação de seus direitos.
A qualidade de vida também é um dos principais determinantes do envelhecimento ativo,por isso
A falta de conhecimento da população idosa a respeito da Política Nacional do Idoso Lei n° 8.842,e do Estatuto Do Idoso é um dos fatores que a pessoa idosa seja esclarecida sobre sua capacidade de continuação associando o entendimento de cidadania e reconhecendo que exercer os direitos não é uma questão de idade ou condição social, mas que é um processo que deve ocorrer em qualquer tempo de vida.
diante do exposto o projeto PROIDOSO oportunizará a pessoa idosa usuária do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo o acesso a informações acerca do processo do envelhecimento bem como promoverá a acessibilidade direita ao