Projeto politico pedagogico
IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
Estabelecimento: Colégio Majoritário Educacional de Formosa
Curso: Ensino Fundamental e Médio
Endereço: Rua Benedito Galvão nº 356
Fone/Fax: (61) 3642-4483 – (61)9645-9660
Setor: Formosinha
Cidade: Formosa - Goiás
O Projeto Político Pedagógico tem base legal na LDBEN 9394/96. O termo é difundido pelos educadores críticos. É a construção coletiva (pais, alunos, professores, funcionários, diretores e pedagogos) da identidade da escola particular, democrática e de qualidade.
O Projeto Político Pedagógico pressupõe uma concepção de: sociedade, educação, inclusão, homem, cultura, ciência, tecnologia, cidadania, conhecimento, ensino, aprendizagem, currículo e avaliação, fundamentados na democracia e na justiça social.
A escola é condicionada pelos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais, garantindo um espaço que aponta a possibilidade de transformação social. A educação possibilita a compreensão da realidade histórico-social e explicita o papel do sujeito construtor/transformador dessa realidade.
Quando nos propomos ao estudo do Currículo e da Proposta Político-Pedagógica enquanto instrumentos a serviço da construção de uma rotina escolar, descobrimos a impossibilidade de nortear tal tema no plano da realidade sem o acesso ao lastro histórico que evidencia um passado recente de gestões autoritárias e de políticas educacionais comprometidas com o projeto fabril (capitalista) de formação humana. A investigação as categorias deste estudo acompanha, portanto, a necessária revisitação histórica aos procedimentos que conduziram a estrutura educacional moderna (principalmente a ocidental, e com destaque a brasileira) a um modelo de gestão educacional descrito segundo as bases da administração científica, e, portanto, comprometida com a otimização de resultados segundo a lógica do capital/da empresa. Segundo este percurso é possível verificarmos a força e o caráter