projeto politico pedagogico
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
LINCENCIATURA EM MATÉMÁTICA PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
-361955524500
Curvelo
2013
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura da Universidade Norte do Paraná. UNOPAR para o tema: Organização do trabalho Pedagógica; Filosofia da Educação e pensamento pedagógico; Psicologia da Educação e da Aprendizagem; Seminário da Prática II.
Prof°: Carlos Eduardo Gonçalves, Rosely Montagnini, Márcia Bastos, Sandra Rampazzo, Raquel Franco
Curvelo
2013
IDENTIFICAÇÃO
Aluno:
Unidade:
Tutor de sala:
Tutor eletrônico: Módulo – II
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O Projeto Político Pedagógico é antes de tudo a expressão de autonomia da escola no sentido de formular e executar sua proposta de trabalho. É um documento juridicamente reconhecido, que norteia e encaminha as atividades desenvolvidas no espaço escolar e tem como objetivo central identificar e solucionar problemas que interferem no processo ensino aprendizagem. Esse projeto está voltado diretamente para o que a escola tem de mais importante “o educando”.
O Projeto Político Pedagógico nasceu após a Constituição de 1988, para dar autonomia às escolas na elaboração da própria identidade. Esse projeto é o referencial de quaisquer instituições de ensino. Regido pela LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) 9394-96, sancionada em dezembro do mesmo ano possui 92 artigos voltados para a educação. Ou seja, o marco do Projeto Político Pedagógico é a LDB, que intensifica a elaboração e autonomia da construção de projetos diferenciados de acordo com as necessidades de cada instituição. Para estudiosos como Veiga, o Projeto Político Pedagógico tem duas dimensões, a política e a pedagógica. Ele é político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade e é pedagógico porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão