projeto politico pedagogico
Capa - Página: 01
Folha de Rosto - Página: 02
Sumário - Página: 03
1. Introdução - Página: 04
2. Desenvolvimento - Página: 05
3. Conclusão – Página:
INTRODUÇÃO
A maneira de se conduzir ao processo ensino-aprendizagem deve previlegiar a aquisição de um saber vinculado á realidade social. Para isto, as estratégias de ensino utilizadas devem, de um lado, possibilitar uma relação de experiência do aluno com o saber produzir na sociedade e de outro, favorecer o desenvolvimento da capacidade de superar este saber.
Para alcançar tais objetivos, os métodos de ensino compreenderão estratégicas que possibilitem a relação teoria e prática, ação e compreensão, experiência concreta do aluno e conhecimento organizado.
O professor, ao trabalhar com estes métodos, deverá assumir um papel mediador e diretivo em relação ao aluno.
Mediador: na medida em que faz com que o aluno passe progressivamente da experiência imediata e desorganizada que possui para o conhecimento sistematizado e daí para a superação desse mesmo conhecimento.
Diretivo: enquanto faz com que o aluno não se contente em satisfazer suas necessidades e carências, mas crie novas necessidades, se esforce, seja mobilizado para uma participação ativa.
OBJETIVO
Alfabetizar os alunos de uma maneira que o mesmo saiba interpretar, compreender e assimilar o conteúdo para que efetivamente ocorra o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita.
Pois no processo de alfabetização professor e os alunos ocupam papel de destaque, caminhando juntos na construção do conhecimento e objetivando os mesmos ideais. Durante esse percurso, é significativa a importância dada aos trabalhos desenvolvidos coletivamente, pois priorizam ações e posturas que desencadeiam interações entre os alunos, contribuindo, de forma expressiva, para o processo pedagógico, o qual também auxiliará na