Projeto Politico Pedagogico
AUGUSTO OLIVEIRA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Campos dos Goitacazes- RJ
2013
AUGUSTO OLIVEIRA
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Trabalho apresentado ao Curso de licenciatura em História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização do trabalho pedagógico,Filosofia da educação e pensamento pedagógico, Psicologia da educação e da aprendizagem, Seminário da prática II.
Prof. Carlos Eduardo Gonçalves, Rosely Montagnini, Márcia Bastos, Sandra Rampazzo, Raquel Franco.
Campos dos Goitacazes- RJ
2013
INTRODUÇÃO
Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades. É o PPP que irá demonstrar o que a escola idealiza quais suas metas e objetivos e quais os possíveis caminhos para atingi-los. No Brasil, se intensificou a elaboração dos projetos políticos pedagógicos após a publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que em seus artigos 12, 13 e 14 estabeleceram a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas de educação básica. A mesma legislação deixa claro o caráter político da escola, com seu principal papel, a formação de cidadãos (VEIGA, 2002)
O projeto político-pedagógico extrapola a dimensão pedagógica, englobando também a gestão financeira e administrativa, ou seja, os recursos necessários à sua implementação e as formas de gerenciamento. Em suma: construir o projeto político-pedagógico significa enfrentar o desafio da transformação global da escola, tanto na dimensão pedagógica, administrativa, como na sua dimensão política(BRASIL 2, 2013).
DESENVOLVIMENTO
O PPP (Projeto Político Pedagógico)