Projeto Politico Pedagogico
Partimos de uma reflexão individual sobre o que interfere diretamente em nossas vidas e na nossa realidade, sobre o mundo em que vivemos, nossas utopias, a escola dos nossos sonhos e o que fazer nela, para assim analisarmos coletivamente tais questões. A partir de discussões coletivas pode-se notar que tais inquietações eram comuns ao grupo. Entendemos que o mundo é desigual e desestruturado, onde o individualismo prevalece, porém ainda temos a esperança de um futuro mais justo com uma escola de recursos, estruturada, focada na formação do cidadão ativo e consciente, diferente da escola que temos que está despreparada e contribui diariamente para uma sociedade desigual, percebe-se ainda ausência da família, pois esta responsabiliza a instituição escolar e se ausenta do seu papel.
Diagnosticamos que os professores estão desmotivados e que a prática docente não condiz com a realidade, à ausência da participação dos pais no acompanhamento de seus filhos, salas de aulas com números de alunos elevados, avaliação rígida que não visa à formação integral do aluno.
Propomos para superar estes problemas cursos de formação de professores, horários para planejamento de atividades, palestras com psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos, assistentes sociais para uma formação integral visando o bem-estar da criança, atividades de relaxamento, remuneração equivalente aos demais países em desenvolvimento sem a política de bonificação.
Para isso fazem-se necessárias ações na comunidade envolvendo os pais e a instituição, reuniões com os pais, acompanhamento familiar pelas políticas competentes, redução do número de alunos por sala, abertura de novas salas e uma avaliação permanente e contínua.
Compreendemos que a educação não pode se limitar a ensinar a criança a codificar e decodificar o alfabeto, antes, deve visar à formação integral dos educandos, buscando o exercício da cidadania por meio da participação e reflexão da realidade social em que