projeto politico pedagogico
FORTALEZA – NOVEMBRO DE 2011
INTRODUÇÃO
Projeto político-pedagógico
Político por que diz respeito à arte e à ciência de governar. Ele prevê e dá uma direção à gestão da escola.
Pedagógico por que diz respeito à reflexão sistemática sobre as práticas educativas: dá sentido e rumo às práticas educativas, contextualizadas culturalmente.
“O projeto representa a oportunidade de a direção, a coordenação pedagógica, os professores e a comunidade, tomarem sua escola nas mãos, definir seu papel estratégico na educação das crianças e jovens, organizar suas ações, visando a atingir os objetivos que se propõem. É o ordenador, o norteador da vida escolar”. (J. C. Libâneo )
Toda escola tem algum projeto pedagógico, seja ele formalizado em um texto ou vivido no dia a dia da sala de aula. Quando sentamos juntos, profissionalmente para buscar respostas para as questões cotidianas, estamos colocando o projeto da escola em prática.
A escola deve ser encarada como uma comunidade educativa que mobiliza o conjunto dos atores sociais e dos grupos profissionais em torno de um projeto comum. Para tal, é preciso demarcar os espaços próprios de ação, pois só na classificação desses limites se pode alicerçar uma colocação efetiva.
Pensar em Projeto Político Pedagógico para qualquer escola, pressupõe que os educadores tenham um espaço onde possam se manifestar, que o processo da escola e suas experiências acumuladas sejam refletidas no texto. Que haja uma definição anterior sobre qual a concepção de Projeto Político Pedagógico será utilizada pelo grupo.
Quando os professores de determinada escola se reúnem para pensarem organizadamente sobre o seu fazer, é o começo de uma atividade coletiva que quase certamente terá a “escrita” do projeto pedagógico da escola como resultado.
O Projeto Pedagógico da escola pode enriquecer se todos puderem mostrar suas habilidades e forem