Projeto Politico Pedagogico
OBJETIVOS: Definir e compreender a relevância do PPP para a gestão escolar democrática e participativa;
Apresentar o processo de construção, desenvolvimento e avaliação do PPP, como instrumento essencial, à gestão pedagógica.
“O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto médio e longo prazos”. (Paulo Roberto Padilha)
É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
O PPP É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola na definição de suas prioridades estratégicas. Auxilia e orienta os gestores para que possam converter as prioridades em metas educacionais e ações concretas, bem como decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, medir se os resultados atingidos e avaliar o próprio desempenho.
Dentre suas funções destacam-se: Orientar a prática para produzir uma realidade transformadora; Indicar a direção a seguir; Prever que a escola conecte seus alunos com as discussões globais; Definir as ações educativas da escola; Garantir o processo participativo de decisões; Preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições; Explicitar princípios baseados na autonomia da escola;
Para o planejamento e construção do PPP é preciso contemplar os seguintes tópicos: As finalidades da escola; A estrutura organizacional; As relações de trabalho; A relação aluno/professor; Os processos de decisão; A organização do tempo escolar; A organização