Projeto pluralidade cultural
FAIXA ETARIA: 08 Anos - 3º ano do Ensino Fundamental
QUESTÃO PROBLEMATIZADORA: A escola está preparada para lidar com a pluralidade cultural?
JUSTIFICATIVA
O projeto “Não ao preconceito no espaço escolar” levara os alunos a perceberem a importância do respeito às diferenças.
A conscientização em relação a essa temática é de suma importância, pois, o Brasil é o país da diversidade cultural.
A escola é o espaço onde se encontra a maior concentração de diversidade cultural, mas é também um lugar um tanto discriminador. Tanto é assim, que existem escolas para ricos e pobres, de boa e de má qualidade e assim por diante.
Por isso trabalhar as diferenças é um desafio para o professor. Na maioria dos casos, os professores não se dão conta de que o país é pluriétnico e que e que a escola é o lugar ideal para discutir as diferentes culturas, e suas contribuições na formação do nosso povo. Eles também não pensam na hipótese de que algumas dificuldades enfrentadas pelos alunos, possam vir de um processo que esteja relacionado à sua cultura, que foi desrespeitada ou até ignorada pelo professor.
A nossa escola é baseada numa visão eurocêntrica, opondo-se ao pluralismo étnico-cultural e racial da sociedade brasileira.
Os educadores, por sua vez, que são responsáveis pela formação de milhares de jovens, também são vítimas, por terem recebido uma formação preconceituosa e inadequada, que não preparou o professor para lidar com as questões da diversidade e com os preconceitos presentes na sala de aula e no contexto escolar.
Trabalhar esse preconceito, não é tarefa fácil para o professor, porque para lidar com ele é necessário compreender como a diversidade se manifesta e em que contexto. Portanto, pensar em um espaço escolar que integre as questões étnicos –raciais significa progredir na discussão a respeito das diferenças e no direito que o ser humano tem de ser diferente,