Projeto Planta Piloto
Faculdade de Tecnologia Senai Anchieta
Planta Piloto Didática Microcontrolada e Supervisionada via rede MODBUS para controle de processos, Simulando o Controle de Nível de um Tanque.
Integrantes:
Diogo Araujo;
Estênio Tompson;
Leonardo Rodrigues de Souza;
Weliton de Souza;
Introdução:
As plantas pilotos são pequenos sistemas que simulam e modelam processos com o intuito de gerar informações sobre o comportamento do sistema estudado.
São utilizadas, geralmente, para diminuir os riscos associados a construção de grandes plantas de processo, investigação para estudos de novos processos físico-químicos ou para melhorias de processos já existentes. Por último, também se utilizam plantas piloto didaticamente como equipamento científico para educação em universidades, ou como sistemas para demonstração.
Didaticamente, as plantas pilotos não possuem o objetivo de produção de nenhum tipo de produto, sendo usadas apenas com o intuito de complementar a formação prática dos estudantes de cursos Tecnológos e de Engenharia, no estudo de diversas malhas de controle e instrumentação industrial.
Objetivo:
O Objetivo inicial do grupo é desenvolver uma Planta Piloto Didática para controle de processos, simulando o controle de Nível de um tanque, mantendo o nível ideal e fixo com diferentes vazões de saída. O Controlador PID (Proporcional, Integral e Derivativo) da Planta Piloto será desenvolvido pelo grupo a partir de uma Placa Microcontrolada, barateando o valor do produto final.
Justificativa:
Muitos estudantes de cursos Superiores de Engenharia e Tecnólogos reclamam da falta de formação prática. Pensando nisso resolvemos desenvolver uma Planta Piloto Didática para controle de nível.
Já existem Plantas Pilotos no mercado, porém todas com um custo muito elevado por se utilizarem de controladores e CLPs, que ainda hoje são caros.
A partir disso, decidimos criar nosso próprio controlador PID, o que