projeto pesquisa
Em razão da segmentação dos produtos, da expansão do marketing personalizado, desenvolvimento, teste e lançamento dos novos produtos e serviços estão cada vez mais passando por um processo de valorização.
Criar novos produtos está sendo uma necessidade e não mais uma vontade por parte da empresa, pois se não inovar, seus concorrentes inovarão. Além disso, em média 30% dos lucros corporativos são gerados através de novos produtos (com no máximo cinco anos de vida) sabendo que a empresa que inova possui mais recursos e menos riscos dentro do mercado competitivo.
Quando se deseja lançar um novo produto ou serviço no mercado, há fases essenciais para que ele seja criado da melhor forma e tenha muito mais chance de trazer lucros à empresa, fazendo que o seu produto seja o diferencial e único.
Nada melhor do que começar o processo de desenvolvimento de um produto através da busca de idéias, já que o mercado está muito competitivo e idéias boas valem ouro.
As grandes empresas trabalham com muitas idéias, mesmo que nem todas venham a tornar-se realmente um produto. A empresa Gillette é um exemplo de geração de idéia, onde a cada 45 idéias de produtos novos, somente três são desenvolvidos e lançados no mercado.
As melhores fontes de idéias são os colaboradores, concorrentes, consumidores, fornecedores e distribuidores. Além disso, a observação dos clientes e suas necessidades e o uso de pesquisas na internet podem ser ótimas fontes.
Assim como existe o mix de produtos tangíveis, existe também o mix de serviços, onde podemos identificar categorias de tangibilidade entre bens e serviços:
1 – Bem tangível Puro: Não há serviço associado, a oferta consiste no bem tangível. Ex.: Sabonete
2 – Bem tangível acompanhado por serviço: Um bem tangível associado à um ou mais serviços. Ex.: Concessionária Automotiva, oferecendo serviços conjuntos, como garantia, revisões e outros serviços juntamente à seus carros.
3 – Híbrida: Um