Projeto Pedagógico Engenharia Ambiental
AMBIENTAL
SUMÁRIO
1 – APRESENTAÇÃO
2 – PERFIL DO EGRESSO
3 – OBJETIVOS
4 – ESTRUTURA CURRICULAR
4.1 – CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE
ENGENHEIRO AMBIENTAL
4.2 – DISCIPLINAS QUE COMPÕEM A GRADE CURRÍCULAR DO
CURSO
4.2.1–DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO NÚCLEO BÁSICO
4.2.2–DISCIPLINAS
OBRIGATÓRIAS
DO
NÚCLEO
PROFISSIONALIZANTE
4.2.3 – DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS DO NÚCLEO ESPECÍFICO
4.3 – DISCIPLINAS OPTATIVAS
5.- CORPO DOCENTE
6. – CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO
1 – APRESENTAÇÃO
O projeto pedagógico foi mantido praticamente inalterado em relação à versão apresentada em 2006, quando do reconhecimento do curso. As alterações ocorridas concentraram-se na inclusão de disciplinas optativas e na revisão dos procedimentos relativos aos trabalhos de conclusão de curso e do estágio obrigatório.
2 – PERFIL DO EGRESSO
O curso de graduação em engenharia ambiental do IGCE é direcionado para a formação de um profissional com sólidos conhecimentos em ciências básicas, espírito de pesquisa e capacidade de conceber e operar sistemas e processos de prevenção da poluição. Soma-se a estes conhecimentos, a compreensão dos problemas administrativos, econômicos, sociais e do meio ambiente, de forma a habilitar o egresso a trabalhar em equipes interdisciplinares.
A grade curricular do curso de graduação de engenharia ambiental do IGCE possibilita a formação de um perfil com conhecimentos sólidos nas diversas vertentes da área ambiental, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais.
Neste sentido, as habilidades do egresso incluem entre outras, a avaliação do impacto ambiental de atividades antrópicas e naturais, a proposição e o desenvolvimento de alternativas para prevenção e tratamento de poluentes,