Projeto pedagogico e projeto de ensino
Projeto Pedagógico e Projeto de Ensino: um trabalho com os elementos constitutivos da prática pedagógica.
A importância da didática e metodologia para o professor universitário.
* PROJETO PEDAGOGICO E PROJETO DE ENSINO:
1. Trabalho humano e a necessidade do projeto
* Para Marx (1980) e Braverman (1977)
* Trabalho animal e trabalho humano, embora possuam semelhanças, possuem diferenças essenciais: aquele é instintivo, programado no interior das células, inato, não aprendido e possui energia para ser liberada quando o animal for estimulado; o trabalho humano é consciente, pois o ser humano é o único ser vivo capaz de prever seu trabalho, planejar, antever a ação, projetar o desejo a ser realizado.
* Somente o ser humano é capaz de regular os seus atos pelo pensamento, de projetar a ação, idealizar, planejar o futuro e realizá-lo. Podemos afirmar, assim com Marx, que o trabalho humano é uma ação inteligente e transformadora que exige a vontade individual e do grupo para ser realizado: pensar, querer e realizar a transformação da realidade em busca de uma melhoria de qualidade que possa satisfazer as necessidades da vida humana.
2. Aspectos conceituais e legais
* Projeto Pedagógico e Projeto de Ensino
* Segundo Marx, projeto é um resultado que já existia na imaginação do trabalhador, por isso é uma característica do ser humano. * É continuamente modificável; * Um projeto de educação, requer pratica coletiva e a ousadia de inventar e produzir nosso próprio caminho. Nesse movimento, ser humano e mundo se constroem histórica e reciprocamente, portanto, nada está acabado; tudo está em movimento e em construção. * O projeto pedagógico de uma instituição universitária, construído na vertente histórico- social, é o instrumento necessário para se evitar a alienação e fragmentação dos sujeitos envolvidos nessa