Projeto pedagogico - educacao de jovens e adultos no brasil
CURSO EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
HUGO ARAÚJO
PROJETO PEDAGÓGICO: “AGUA E VIDA”
VITÓRIA - ES
2013
HUGO ARAÚJO
PROJETO PEDAGÓGICO: “AGUA E VIDA”
Projeto pedagógico apresentado ao curso livre de Educação de Jovens e Adultos do Instituto Educarte, como requisito parcial para obtenção de nota.
VITÓRIA - ES
2013
SUMARIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 JUSTIFICATIVA 08
3 OBJETIVOS 08
4 CONTEÚDOS 09
5 TEMPO ESTIMADO 09
6 DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES 09
7 ATIVIDADE AVALIATIVA – I 10
8 ATIVIDADE AVALIATIVA – II 11
9 ATIVIDADE AVALIATIVA – III 11
10 REFERÊNCIAS 12
ANEXOS 13
1 INTRODUÇÃO
Durante muito tempo, teve-se uma concepção estreita da educação de jovens e adultos. Normalmente, entendia-se, por educação de adultos, apenas a transmissão assistemática de alguns poucos conhecimentos da cultura letrada, isto é, leitura e escrita, para os analfabetos. Essa visão estreita da educação estava ligada aos interesses políticos e econômicos das elites que entendiam que para os analfabetos bastava o domínio superficial da leitura e da escrita, pois assim seria possível manter a “ordem social” instituída.
Posteriormente a proclamação da Independência do Brasil foi outorgada a primeira constituição brasileira e no artigo 179 afirma que a “instrução primária era gratuita para todos os cidadãos”; ainda que a instrução fosse gratuita não beneficiava as classes pobres, já que havia barreiras que os impediam à escola, isto é, a escola era para todos, no entanto, inacessível a maior parte da população, no andamento dos séculos (SOARES, 2002).
No período do regime militar, aconteceu um movimento de alfabetização de jovens e adultos, na busca de acabar com o analfabetismo, denominado MOBRAL, tal perspectiva possuía como objetivo o ato de ler e escrever, tal metodologia possui muitas semelhanças à de