Projeto para iniciação de pesquisa para conclusao do curso
INTRODUÇÃO 3
JUSTIFICATIVA 3
OBJETIVOS GERAIS 4
OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
MATERIAL E MÉTODOS 4
Coletas de amostras 4
Preparo das amostras 5
Análise microbiológica das hortaliças 5
Análise Parasitológico da hortaliça 6
CRONOGRAMA 7
RECURSOS NECESSÁRIOS 7
Reagentes 7
Equipamentos; vidrarias; materiais 7
RESULTADOS ESPERADOS 8
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
É crescente o interesse por alimentos naturais, desses, podemos classificar as verduras como as mais aceitas e procuradas. As hortaliças, principalmente a alface (Lactuca sativa L.), por ser de fácil obtenção, são amplamente recomendadas como parte da alimentação diária por seu apreciável conteúdo em vitaminas, sais minerais e fibras alimentares. Atraídos pelos benefícios oferecidos pelos vegetais, os consumidores se expõem à contaminação por parasitas intestinais que, por sua vez, podem provocar diarréias, anemias, obstrução intestinal, hemorragias e até a morte (FERNANDES, et al., 2002).
Agentes biológicos contidos nas fezes do homem e outros animais, corriqueiramente são lançados sobre a superfície da terra e na água, e o lançamento de esgoto tem sido na maioria das vezes negligenciado, pois são eliminados nos mananciais sem nenhum tipo de tratamento, atingindo regiões agrícolas que conseqüentemente usam destas águas como fonte de irrigação, de bebidas aos animais, bem como destinadas ao consumo humano. Ainda, existem regiões no Brasil que utilizam dejetos humanos e de animais para fertilizar o solo sem nenhum tipo de tratamento prévio.
Vários autores relatam surtos de doenças em diferentes países, causados por bactérias, vírus, protozoários e parasitas patogênicos devido à ingestão de verduras e frutas contaminadas. A situação deve ser semelhante no Brasil, onde a carência de informações dificulta o esclarecimento das enfermidades (NOGUEIRA, et al., 2005).
A falta de educação sanitária e treinamento dos manipuladores no processo de preparo higiênico dos alimentos tornam-se um meio