Projeto para gestantes
CEGONHA FELIZ
1.1 PÚBLICO PREFERENCIAL:
As gestantes de uma a trinta e quarenta semanas (ver), atendidas pelo CRAS e Secretária de Saúde do Municípi, dentre elas:
Gestantes em situação de vulnerabilidade social, identificadas pela equipe do CRAS, ou a ela encaminhadas, que apresentem situação de fragilização dos vínculos familiares e/ou sociais.
Gestantes em famílias com evento de violência entre seus membros.
Por procura espontânea;
Por encaminhamento das demais políticas públicas para o CRAS;
2 JUSTIFICATIVA
Um programa regular que visa diminuição dos riscos a gestantes e seu filho, buscando reforçar os laços familiares, para receber a criança em um espaço de afeto e aconchego. Para tanto “em 2005, a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social dispôs sobre a atribuição da Proteção Social Básica de prestar serviços para família, crianças, jovens e idosos e de incluir em todos seus serviços pessoas com deficiência”. (Ministério do Desenvolvimento Social, 2010. p.04). Desta forma, resolve-se desenvolver um trabalho que busca o fortalecimento dos vínculos maternos, ainda na gestação, contribuindo para o fortalecimento do vínculos familiares.
Sabe-se que o período gestacional na vida de mulher é um momento de inúmeras mudanças, tanto físicas, sentimental e social. As mudanças físicas, apresenta-se principalmente pelo ganho de peso corporal e inchaço, juntamente com isto inúmeras dúvidas cercam a vida da gestante, o programa buscará sanar duvidas, através de palestras, dinâmicas, cartilhas e elaboração de cartilhas explicativas.
3 OBJETIVO GERAL
O Projeto Cegonha Feliz através de palestras, dinâmicas e cartilhas, visa amenizar as sintomas típicos da gestação, bem como reforçar os laços familiares para a chegada da criança, e erradicar a violência familiar, em especial contra a gestante do Município. 3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Realizar atividades recreativas, no CRAS do Município.