PROJETO PARA EDUCAÇÃO INFANTIL SOBRE RACISMO
TEMA: Relações Raciais e Educação na Sociedade Brasileira.
SUBTEMA: Educação não tem cor
ÁREA(S) DO CONHECIMENTO: Na Educação Infantil, as áreas de conhecimento precisam ser entendidas numa perspectiva interdisciplinar, já que a contribuição de todas é fundamental para a não fragmentação do conhecimento e para respaldar o entendimento e a organização dos contextos educativos.
JUSTIFICATIVA
A escola é um local onde é possível intervir na formação de opinião, conceito e consciência das crianças a cerca da igualdade entre culturas, valores econômicos, sociais e caracteres fisiológicos, por exemplo, a cor da pele, tipo de cabelo, deficiência de física, etc. No entanto, observa-se que no contexto escolar, muitos professores declaram-se despreparados e inseguros para abordar temas polêmicos, como o da discriminação racial.
A atividade do projeto promoverá a valorização do negro, o respeito entre as crianças e também entre estas e seus educadores. O trabalho de educação anti-racista deve começar cedo, na educação infantil, onde o primeiro desafio é produzir o entendimento da identidade e equidade racial, devendo estar focada na diversidade cultural e étnica, no fortalecimento da identidade dos descendentes afro-brasileiros, para que as crianças brancas ou negras se vejam como semelhantes.
Lima(2005- apud Edemar Moteiro) ressalta que é na educação infantil que são formados os primeiros embriões dos valores humanos, os costumes e os princípios éticos e democráticos da criança.
O projeto “Educação não tem cor” propõe a implementação de atividades educacionais, que transmitam e ressaltem a importância da cultura e história afro-brasileira às crianças da Educação Infantil da Escola Municipal Maria Dallafiora Costa na turma Infantil II- A. Visando promover a estes alunos a formação de futuros cidadãos sensíveis ao racismo, capazes de defender e garantir direitos igualitários. Naqueles suscitará questionamento e discussões