Projeto para coordenação
Proposta de Trabalho para a função de Professor Coordenador Pedagógico do Ensino Médio
Profa.
Fevereiro/2012
1. Identificação
Habilitação plena em História, pela PUCCamp, no ano de 1996;
Pós-Graduação em História, pelo Programa Redefor, no ano de 2011;
Cursando habilitação plena em Pedagogia, pela UNAR, com conclusão prevista para junho de 2012;
Docente em exercício na rede estadual de ensino desde 1999, com sede na E.E. Ruy Rodriguez.
2. Justificativa
Os documentos oficiais da Federação e do Estado que versam sobre a Educação pública (Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais, Currículo do Estado de São Paulo, entre outros) asseguram, como direito, uma educação que, além de democrática, também seja de qualidade.
No caso do Ensino Médio, visa-se que o educando possa ter aprofundado e consolidado os conhecimentos adquiridos durante o Ensino Fundamental, possibilitando, assim, que prossiga os estudos e tenha garantida a preparação básica para o trabalho e para a plena cidadania.
Porém, com base nos resultados das avaliações oficiais de larga escala – como é o caso do SARESP – observa-se que essa realidade, em âmbito geral, não foi alcançada, o que demanda que a gestão escolar efetive um trabalho mais próximo ao corpo docente, discente e comunidade.
É nesse âmbito da mediação e da articulação dos diversos segmentos que se faz necessária a atuação do Coordenador Pedagógico. A função do Coordenador Pedagógico visa facilitar o avanço da U.E. quanto à elaboração e execução da proposta Pedagógica e da implantação do Currículo oficial, através de uma postura formativa do corpo docente em prol dos anseios e necessidades da comunidade, buscando a efetivação dos processos de aprendizagem. Ao Coordenador cabe pesquisar as dificuldades e necessidades dos docentes, discentes e da comunidade, planejando e executando ações que visam solucionar os problemas