Projeto Para ATPS Modelo Educa O L Dica 1
1- TEMA
A importância de resgatar as brincadeiras antigas, para que não se perca a arte de brincar, pois pertence a uma tradição oral e são transmitidas de geração em geração.
2- PROBLEMATIZAÇÃO Qual seria a contribuição nas brincadeiras antigas, no desenvolvimento do cognitivo dos alunos no pré-escolar?
3- OBJETIVOS
Desenvolver o interesse da criança pelas brincadeiras e jogos antigos para construir o conhecimento e a cooperação em vários aspectos disciplinares de forma lúdica e desafiadora na criança.
4- JUSTIFICATIVA O trabalho proposto no projeto parte da necessidade de pensar na educação do pré-escolar como um todo, no conhecimento do lúdico nas brincadeiras e jogos antigos. Procura-se criar condições para que a criança obtenha conhecimento através do mesmo, pois estimula a inclusão, a participação e a diversão.
5- METODOLOGIA Os materiais analisados foram informações coletados na internet, livros, artigos em revistas, observações no cotidiano das turmas e troca de informações com professores e pedagogos da área. Com este trabalho permitiu a construção de um conhecimento que se fez necessário para uma boa elaboração do presente trabalho, e possibilitou uma reflexão da importância de inserir atividades lúdicas na pratica pedagógica da educação infantil.
Através das brincadeiras e jogos os alunos irão interagir uns com os outros, assim apresentamos algumas sugestões de jogos e brincadeiras antigas.
Amarelinha: Para brincar de amarelinha é preciso desenhar no chão um caminho dividido em casas numeradas de 01 á 09 fazendo o ultimo número um arco para representar o céu. Após jogar uma pedrinha em uma casa (em que não poderá pisar), a criança vai pulando com um pé só até o fim do trajeto. Ao chegar, deve retornar e apanhar a pedrinha e recomeçar, dessa vez, atirando a pedra na segunda casa e depois nas seguintes até passar por todas. O participante não pode pisar e perder o equilíbrio ou jogar a pedra na risca nem atirá-la fora