PROJETO PALIATIVO
Os cuidados paliativos (CP) são intervenções destinadas aos pacientes que estão numa situação de terminalidade de vida. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), CP são intervenções que amenizam sintomas desagradáveis, provocados pela progressão de uma doença ou pelo tratamento proposto.
O tema câncer vem sendo enfatizados na sociedade principalmente, quando se fala das novas tecnologias/medicamentos na possibilidade de cura/tratamento. No entanto, a cura, por vezes, torna-se difícil, e a morte, conseqüentemente inevitável.
O câncer é uma doença de elevada incidência e prevalência no mundo, afetando indivíduos de todas as faixas etárias. Em virtude disso os cuidados paliativos são reconhecidos como uma abordagem que melhora a qualidade de vida dos indivíduos e familiares na presença de doenças terminais como o câncer.
Os cuidados paliativos são um ramo da medicina que destaca o cuidar global do paciente, quando este não apresenta mais resposta aos tratamentos considerados curativos. O estudo sobre os cuidados paliativos mostra-se pertinente, na medida em que é pouco abordado, quando especificado em pacientes com câncer, em pesquisas e nos currículos das universidades.
2.JUSTIFICATIVA:
A pesquisa tende a mostrar a importância do acompanhamento do Assistente Social nos cuidados paliativos do paciente e seus familiares.
3.OBJETIVOS GERAIS:
O presente estudo objetiva identificar o contexto sociocultural e histórico dos cuidados paliativos em pessoas na fase de terminalidade, bem como se os usos dos mesmos influenciam de forma significativa na melhoria da qualidade de vida.
4.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Aumentar a qualidade de vida de pacientes e suas famílias.
Prevenção e alivio do sofrimento pelo controle dos sintomas.
5.PROBLEMATIZAÇÃO:
Neste trabalho o sofrimento físico é um entre vários fatores que estão presentes na vida dos pacientes crônicos, bem como de seus cuidadores que necessitam lidar diariamente com o sentimento de impotência diante do