Projeto Padronização de Caixas
Parte 1 – Levantamento de dados
Expectativas do Setor de Vendas sobre as embalagens:
Visto que embalagem é responsável principalmente por proteger seu produto até o consumo final, qualquer agregação de valor será totalmente perdida, se a embalagem não for capaz de garantir sua função de proteção. Muitas vantagens podem ser exploradas a partir de uma boa gestão de embalagens, seja por redução de tempo, aumento de produtividade, eficiência na utilização dos equipamentos e espaços, eficiência no transporte e manuseio, e na comunicação interna e externa.
Acreditamos que com a padronização das embalagens a otimização dos processos será mais eficaz reduzindo nossos custos e também reduzindo gradativamente as nossas reclamações, visando passar confiabilidade e segurança aos nossos clientes, que irão receber a sua mercadoria em perfeitas condições, obtendo a sua total satisfação com a empresa, visto que a embalagem é um elemento que atrai o consumidor e vende o produto.
Expectativas da Área de Logística sobre as embalagens:
Qual é a cadeia produtiva (do Fornecedor ao Cliente):
O sistema de embalagem é tudo aquilo que envolve suas operações e materiais utilizados para levar os produtos do ponto de origem até o de consumo. Podemos dizer ainda que um sistema de embalagem é constituído basicamente por um conjunto inter-relacionado de componentes de atividades, o qual envolve a matéria-prima básica; as operações que conformam materiais em embalagens; as operações onde a embalagem é preenchida, quantificada, inspecionada quanto à qualidade e fechada; a unitização ou outras preparações para distribuição; a distribuição através de canais, envolvendo estocagem, movimentação e transporte; por fim, o descarte, reutilização ou reciclagem da embalagem. Lembrando que é importante conhecer e analisar toda cadeia envolvida na distribuição física do produto, verificando as modais de transporte, os sistemas de armazenamento