Projeto: os seres vivos
MARIA JOSÉLIA SILVA BEZERRA
PROJETO: OS SERES VIVOS
Paulo Afonso – BA
Fevereiro/2008
MARIA JOSÉLIA SILVA BEZERRA
PROJETO: OS SERES VIVOS
Projeto apresentado à Faculdade de Tecnologia e Ciências, Educação à Distância. Como instrumento parcial de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado II, do Curso de Licenciatura em Biologia.
Orientadora: Érica Karine
Paulo Afonso – BA
Fevereiro/2008
INTRODUÇÃO
O mundo vivo é constituído por uma enorme variedade de organismos. Os biólogos já identificaram 1,7 milhões de espécies de seres vivos.
Para estudar e compreender tamanha variedade tornou-se necessário agrupar organismo de acordo com suas características comuns, isto é classificá-las. As primeiras classificações biológicas eram apenas catálogos dos seres vivos. Hoje porém elas reúnem os organismos de acordo com sua semelhança. A semelhança é o ponto de partida de todas as classificações, mas é necessário escolher características realmente importante, pois muitas semelhanças são apenas superficiais ou inadequada a classificação.
Portanto, seja qual for o sistema adotado o importante é conhecer as características que levam à sua inclusão em um ou outro reino.
OBJETIVO GERAL:
Compreender que os seres vivos são organismos que mantém complexas relações entre si e com todo o ambiente físico, compondo com este um complexo conhecido por ecossistema a de cujo equilíbrio depende a preservação da vida.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estudar o grande número de seres vivos identificando o gênero, família, ordens, classes, filo e reino em níveis hierárquicos de classificação, procurando refletir as relações de parentesco evolutivo entre os seres vivos.
Identificar o reino monera como unicelular procarionte formado por uma única célula e que não possuem carioteca delimitando individualmente o núcleo.
Entender que os protistas são divididos