Projeto Módulo I - Segurança do Trabalho
1 - INTRODUÇÃO
Este projeto foi elaborado com a concepção de propor melhorias a empresa campo do projeto. Observando sua atividade econômica e atividades secundárias, grau de risco e através deste constatar os serviços de Medicina e Engenharia do Trabalho na Empresa, e a implantação da CIPA. Durante o desenvolvimento do projeto vamos estabelecer melhorias à empresa. Este projeto foi feito com a finalidade do que foi passado durante o módulo I e II nas salas de aula, e de acordo com o conhecimento que obtivemos durante as aulas. A empresa campo do projeto, tem diversos setores, apresentando riscos diferentes.
2 - DESENVOLVIMENTO Módulo I_ Segurança e Saúde do trabalho e Meio Ambiente. Ambientação e Projeto Profissional.
Segurança e Saúde do Trabalho e Meio Ambiente.
Ambientação e Projeto Profissional
Histórico da Saúde e Segurança
Até o início da Revolução Industrial existem poucos relatos sobre acidentes doenças provenientes do trabalho, vez que, neste período, predominava o trabalho escravo e manual. Com o advento da máquina a vapor, a produtividade aumentou e o trabalhador passou a viver em um ambiente de trabalho agressivo, ocasionado por diversos fatores, dentre eles, a força motriz, a divisão de tarefas e a concentração de várias pessoas em um mesmo estabelecimento. Nesse contexto, os riscos de acidentes e doenças originadas do trabalho começaram a surgir com rapidez.
A Revolução Industrial veio alterar o cenário e gerar novos e graves problemas. O incremento da produção em série deixou à mostra a fragilidade do homem na competição desleal com a máquina; ao lado dos lucros crescentes e da expansão capitalista aumentavam paradoxalmente a miséria, o número de doentes e mutilados, dos órfãos e das viúvas, nos sombrios ambientes de trabalho.
As condições de trabalho precárias somadas às jornadas de trabalho excessivas (15 a 16 horas diárias) provocaram reações por parte do proletariado, desencadeando