Projeto multidisciplinar
O quê: Natureza do projeto. Porque: Origem e Fundamentação. Para quê. Finalidades e Objetivos. Quanto: metas. Para quem: Destinatários. Onde: Localização (situação no espaço) e Âmbito geográfico. Como: Atividades, tarefas e Metodologia. Quem: Recursos humanos. Com quê: Recursos materiais e Recursos financeiros. Quando: Calendarização (situação no tempo). 3. Quatro etapas de desenvolvimento
Seleção do tema do projeto
A identificação e caracterização do tema é uma fase determinante. A escolha deve resultar de um debate no grupo, na sequência do qual se procurará organizar uma lista de possíveis temas/situações/problemas a explorar. O tema escolhido deverá ser descrito, enquadrado e caracterizado, o que permitirá o seu desdobramento em problemas parcelares (subprojectos) e a divisão do grupo de formação em pequenos grupos.
Conceção e elaboração do projeto Depois de escolhido o tema e de constituído(s) o(s) grupo(s) de trabalho, passa-se à fase de elaboração do projeto, considerando as respostas às questões anteriormente identificadas.
Este processo exige da parte do(s) grupo(s) especial organização, sentido de responsabilidade e iniciativa. Nesta etapa deve identificar-se, em relação a cada elemento do grupo, as respetivas potencialidades no quadro do trabalho a que se propõem, de modo a procurar obter a máxima otimização das capacidades individuais.
Considerando, quer a expectável dinâmica que se estabelecerá no seio do(s) grupo(s) nesta fase, quer a importância de um