Projeto Multidisciplinar 2
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
PROJETO MUTIDISCIPLINAR II ATIVIDADE DE AUTODESEVOLVIMENTO:
BRINQUEDOTECA – visão histórica, definições, tipos e objetivos.
CAMPINAS, SP
10/09/2013
Introdução
Nesta aula 3 da matéria Projeto multidisciplinar II, é acrescentado um pequena atividade de autodesenvolvimento onde temos como objetivo entender e explicar o espaço da brinquedoteca como um todo e a finalidade de cada espaço criado dentro da mesma. Entendendo também os tipos diferentes de brinquedoteca, ou seja, cada brinquedoteca em um determinado espaço tem uma finalidade um pouco diferente. Ressaltando que a brinquedoteca além de dar liberdade para as crianças escolherem as próprias brincadeiras despertando a imaginação em determinados espaços, também serve para estimula as atividades lúdicas tento as individuais e também as coletivas.
Brinquedotecas de escolas
A brinquedoteca das escolas normalmente localiza-se na própria sala de aula, procurando suprir as necessidades das crianças em cada faixa etária. Assim como em brinquedotecas fora da sala de aula às crianças brincam e depois devolvem os brinquedos nos determinados lugares o funcionamento da brinquedoteca na sala de aula também não muda.
A maioria das escolas hoje em dia possuem esse tipo de brinquedoteca, pois sabem a importância como o lúdico para educação infantil, usar a brinquedoteca também como um instrumento educativo cativa os alunos tornando a aula mais interessante e agradável, o professor pode explorar a brinquedoteca para trabalhar tanto a parte motora, a emocional quanto a intelectual da criança. Os espaços normalmente encontrados nesse tipo de brinquedoteca seria, cantinho da leitura (Prateleiras com livros a alcance das crianças) o canto da imaginação (Brinquedos que permitam o jogo simbólico como: Bonecas, carrinhos, e outros) O canto dos jogos de regras (Caixas com jogos de todo tipo) o cantinho dos jogos sem