Projeto multidisciplina I
Acreditar num processo educativo, que parta de uma concepção de criança como cidadã, capaz de investir na construção de valores e atitudes como solidariedade, cooperação, autonomia e respeito ao bem comum, contribui para a consolidação de uma pedagogia da educação atual, preocupada com as circunstancias e situações do cotidiano a das relações em rede que estão envolvidos educadores, crianças e famílias.
Um projeto político pedagógico ultrapassa a mera elaboração de planos, e a materialização da nossa reflexão critica enquanto educadores, portanto decidimos enfrentar este desafio e sistematizar este projeto, buscando um norte que possibilite a efetivação da intencionalidade do espaço educacional.
É preciso salientar a importância da construção coletiva desse projeto, que exigiu comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo, e se apresenta como uma proposta inovadora e ousada, a partir do momento que reúne instituições de educação formal e não formais já organizadas e transformadas através do conhecimento e releitura de obras de artes.
PROJETO NO MUNDO DA PINTURA
Áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Artes, Informática, Ciências, Educação Física.
JUSTIFICATIVA:
A linguagem da arte na educação básica tem um papel fundamental, envolvendo os aspectos cognitivos sensíveis e culturais.
Atualmente tem se observado a necessidade de novos projetos de artes para a educação fundamental, no sentido de desenvolver práxis nas quais haja a total interação do profissional da educação, do profissional do ensino de artes, das crianças, da instituição e da comunidade.
As artes estão presentes no cotidiano da vida do educando.Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso, ao pintar objetos a até mesmo seu próprio corpo, a criança pode se utilizar de expressões artísticas.
OBJETIVOS GERAIS:
Ampliar o conhecimento do mundo