Projeto Monografia
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DIREITO CONSTITUCIONAL APLICADO
PROJETO DE MONOGRAFIA
A interceptação telefônica e a tutela do direito à intimidade
ALUNA: Susane Ramos
ORIENTADOR:
Rio do Sul
2014
1. Identificação do projeto
Título: A interceptação telefônica e a tutela do direito à intimidade
Autora: Susane Ramos
Orientador:
Área de concentração: Direito Constitucional Penal
Duração: 6 meses
Início: fevereiro de 2014
Término: junho de 2014
2. Tema
A interceptação telefônica e a tutela do direito à intimidade
3. Delimitação do tema
Este trabalho visa analisar o instituto da interceptação telefônica com vistas a tutela do direito à intimidade, em especial, em que medida um influência o outro.
4. Problema
A investigação criminal na atualidade conta com vários mecanismos que auxiliam na resolução de crimes, entre eles, encontra-se a interceptação das comunicações telefônicas, já que esta invade, com a devida autorização judicial, a intimidade do suspeito de ter praticado a infração penal, por tal razão, a interceptação é um dos modos mais eficazes de buscar a punição dos infratores, eis que em sua intimidade, acaba por confessar ou demonstrar que praticou o crime ou a contravenção penal investigada. No entanto, quando se fala em invasão da intimidade, tem-se que ter em mente que a Constituição Federal, em seu artigo 5º, inciso X garante a proteção a intimidade, motivo pelo qual a interceptação só pode se concretizar mediante autorização judicial. Nesse contexto, o problema tema deste trabalho, insere-se justamente no liame entre a investigação criminal prevista na Constituição, em contraponto com a defesa da intimidade, também garantida naquela.
5. Hipóteses
A interceptação das comunicações telefônicas ferem de alguma forma a proteção a intimidade dos cidadãos. A proteção demasiada da intimidade