Projeto Monografia- Resolução de Problemas
Resolução de Problemas: Por que usar?
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM: Educação Matemática
AUTORA: Débora Daniel Silva
ORIENTADOR:
JUSTIFICATIVA: Este trabalho objetiva discutir sobre a resolução de problemas. Desde a Antiguidade os problemas têm ocupado um lugar de destaque no estudo da matemática. Registros de problemas matemáticos são encontrados na historia, grega, egípcia, babilônica, chinesa e também em textos de matemática de séculos posteriores, embora não existisse uma preocupação na forma como se dava a aprendizagem de suas soluções. Todavia devido as constantes transformações ocorridas na sociedade, nós professores não podemos ficar inertes a todas essas mudanças, preenchendo o tempo com operações rotineiras, aniquilando assim o interesse dos alunos e tolhendo o desenvolvimento intelectual dos mesmos, desperdiçando assim uma grande oportunidade que não voltará mais. O problema pode ser modesto, mas se ele desafiar a curiosidade e puser em jogo as faculdades inventivas, quem o resolver pelos seus próprios meios experimentará a tensão e gozará o triunfo da descoberta. Experiências tais, numa idade susceptível, poderão gerar o gosto pelo trabalho mental e deixar, para toda a vida, a sua marca na mente e no caráter. Um professor que desafia a curiosidade dos seus alunos, apresentando-lhes problemas compatíveis com os seus conhecimentos e auxiliando-os por meio de indagações estimulantes, poderá incutir-lhes o gosto pelo raciocínio independente e proporcionar-lhes alguns meios para alcançar este objetivo.
OBJETIVOS: Discutir sobre a resolução de problemas e quais benefícios ela pode oferecer aos alunos e ao professor, envolvendo essas questões em seu cotidiano prático
REFERENCIAL TEÓRICO: A utilização da resolução de problemas, como um artifício para estimular os alunos a se interessarem pela matemática.
METODOLOGIA: Teórica, embasada da leitura de livros e teses sobre o assunto.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO: