Projeto Mono
Como a conscientização do corpo pode levar o ator a desempenhar bem as suas funções?
HIPÓTESE
Quanto mais consciente o ator for em relação ao seu corpo, melhor será sua atuação como intérprete.
OBJETO
Consciência corporal.
OBJETIVO GERAL
Analisar a importância que a consciência corporal tem no fazer teatral.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
1. Identificar formas de se alcançar a consciência corpórea.
2. Discutir a criação de personagens a partir da observação consciente do movimento.
3. Analisar a expressividade contida na movimentação (ação corporal) consciente.
JUSTIFICATIVA
Ao optar pela carreira de intérprete fui perseguido por uma dúvida que aos poucos estou encontrando respostas. O questionamento que sempre me perturbara era: Como conseguir desempenhar bem a minha profissão?
Assim como eu, imagino que existam vários atores iniciantes que se questionam sobre a sua atuação como intérpretes.
O pouco tempo que me encontro na academia já se fez, de certa forma, suficiente para que certas questões fossem sanadas.
Com a ajuda dos professores, com a leitura de livros e textos, com as atividades práticas e experimentações quase que diárias fui percebendo que ser um bom profissional da interpretação estava ao alcance de minha mãos. Não que seja fácil chegar a um estágio de perfeição, mas alcançá-la é tão possível que as vezes nos perdemos e deixamos de procurar nos lugares certos.
Todas as respostas se encontram no nosso próprio corpo, que é a nossa ferramenta de trabalho, onde está todas as possibilidades de sucessos e de bom desempenho.
Quando coloco que a resposta está no nosso corpo, não quero dizer que ela seja gratuita, que esteja pronta e sim que, ela pode aí ser encontrada através de uma conscientização do corpo e das suas qualidades de movimento.
É neste ponto que este trabalho se faz justificado, pois nele busco despertar nos intérpretes o desejo de se conhecer, de conhecer o seu corpo, suas