Projeto monera
Composto pelas bactérias e cianobactérias, trabalhe com os seus alunos os representantes do Reino Monera e apresente suas principais características e funções
Objetivos
- Conhecer as características gerais do Reino Monera e seus representantes
Conteúdo
Reino Monera
Anos
Ensino médio
Tempo estimado
Duas aulas
Material necessário
- Projetor de imagens
- Cópias da reportagem "Bactérias Engordam", publicado em Veja, 28 de novembro de 2012
Flexibilização
Flexibilização para deficiência visual
Para ampliação deste plano, caso haja na sala um deficiente visual, sugere-se que seja feito um modelo das imagens com massa de modelar. É preciso, além disso, deixar claro que o tamanho das bactérias não é o do modelo e sim algo tão pequeno que se torna impossível perceber pela visão ou pelo tato.
Desenvolvimento
1ª etapa: introdução ao Reino Monera e o papel das bactérias
Pergunte para a classe o que eles sabem sobre bactérias. Provavelmente, será mencionado que esses microorganismos estão associados a doenças que afetam o homem. Aproveite o momento para desmistificar o papel de "vilã" das bactérias. Apresente para turma a matéria de Veja e escolha alguns alunos para que leiam a reportagem em voz alta. Utilize a reportagem como uma introdução para trabalhar o Reino Monera.
Pergunte à classe se eles sabem quais organismos pertencem ao Reino Monera. Diga à turma que são as bactérias e as cianobactérias (algas azuis) e que atualmente esse Reino é dividido em dois sub-reinos bem diferentes: Eubactérias e Archaeobactérias.
Comece então pelas bactérias, pertencentes ao sub-reino das Eubactérias. Diga que esses microorganismos são procarióticos, podem viver isolados ou em colônias e são unicelulares. Pergunte para os alunos se eles têm ideia dos locais onde esses microorganismos podem habitar. Diga à classe que existe uma diversidade de habitats, uma vez que as bactérias podem ser encontradas em qualquer tipo de meio: água (doce e