projeto meio ambiente
O trabalho interdisciplinar no Ensino Médio: A reaproximação das “Duas Culturas" ( Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Vol. 7 No 2, 2007), da Secretaria de Educação do Distrito Federal SEE/DF Angela Maria Hartmann trata do estudo realizado em uma escola pública de Ensino Médio que focou a interdisciplinaridade como prática no cotidiano pedagógico. Ele aborda as etapas envolvidas na implementação da idéia, suas dificuldades e êxito conseguidos pelos colaboradores envolvidos.
O texto tem inicio fazendo referencia a importância da adaptação da escola para a inclusão aos conteúdos já obrigatoriamente trabalhados, temas condizentes com a realidade dos estudantes e da comunidade onde estão inseridos, trazendo para a sala tópicos relevantes da atualidade brasileira e mundial, visando uma integração de saberes e dando um novo foco as disciplinas estudas em sala de aula.
Ainda fala que é compromisso previsto na DCNEM (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio) de que teoria e prática se complementem e se integrem as diversas áreas de conhecimentos estudadas na escola. É neste momento que a interdisciplinaridade mostra-se adequado para suprir essa necessidade, pois pode abranger fenômenos referentes à realidade vivida pelos alunos.
E para que possa ser viável a interdisciplinaridade precisa ser entendida claramente, a escola deve oferecer ambiente integrador onde haja possibilidade para que professores, de todas as disciplinas e coordenação pedagógica se reúna, discuta e desenvolva proposta na qual todos se sintam motivados.
A interdisciplinaridade, segundo a pesquisa, visa dar novas possibilidades de complementação entre disciplinas exatas e humanas, ainda oportunizará que elas encontrem uma nova razão de existência, estabelecendo conexão dinâmica e enriquecedora para os envolvidos no processo, fazendo que a interação entre aluno e realidade trouxesse a ele interesse para buscar suas próprias