Projeto Marketing Social
GRADUÇĀO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Instituto Presbiteriano Mackenzie
“PORQUE LER ESTÁ NA MODA FARM”
Autora:
Ana Raquel Girsas
Orientadora:
Prof. Dr. Selma Felerico
“Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem parecer idéias”
Mario Vargas LLosa
1. Introdução Este projeto visa inspirar o hábito da leitura em crianças e jovens. O hábito da ler em uma sociedade é a premissa fundamental para a formação de indivíduos que possuam um olhar crítico sobre a realidade em que estão inseridos, habilitando-os portanto, ao pleno exercício de sua cidadania. Isto porque, ler é ação indispensável para o desenvolvimento da capacidade de interpretação de significados.
Ao entrar em contato com um texto, se torna necessário que o indivíduo estabeleça uma relação entre o que ele sabe e o que o texto traz de novo e assim ele é levado a reinterpretar as suas próprias ideias. O constante contato com seus próprios significados e ressignificados, permite a construção de sua capacidade argumentativa.
O contato com a literatura deve ser incentivado desde os primeiros anos de vida. Dados revelam que contar histórias é um meio de o bebê entrar em contato com a palavra e com a voz materna. Posteriormente, em uma fase um pouco mais avançada do desenvolvimento infantil, a criança que escuta histórias desenvolve sua capacidade de atenção e concentração, bem como alimenta sua habilidade imagética e criativa. Já no período de alfabetização as crianças que desenvolvem o hábito da leitura tem maior contato com a forma escrita da palavra, maior poder de concentração e maior propensão de sucesso em sua trajetória escolar.
Na fase adulta, assim como foi argumentado nos primeiros parágrafos desta introdução, a leitura é capaz de expandir a visão de mundo do leitor, e de empoderá-lo socialmente, na medida em que é determinante na construção de sua