Projeto manhattan
Projeto Manhattan ou formalmente Distrito De Engenharia de Manhattan, foi um esforço durante a segunda guerra mundial para desenvolver as primeiras armas nucleares pelos Estados Unidos da América (EUA) com o apoio do Reino Unido e Canadá. O projeto foi dirigido pelo general Leslie Gloves sua pesquisa foi dirigida pelo físico J. Robert Oppenheimer, após ter ficado claro que uma arma de fissão nuclear era possível e que os a Alemanha Nazista estava também a investigar tais armas para si.
Embora tenha envolvido pesquisa e produção em treze locais diferentes, o projeto manhattan foi largamente produzido em três cidades cientificas secretas que foram estabelecidas em Hanford , em Washington, Los Alamos no Novo México e Oak Ridge no Tennesse.
O projeto trabalhava na concepção, produção e detonação de três bombas nucleares em 1945.
A primeira em 16 de junho. “trinity”,a primeira bomba nuclear do mundo, perto de Alamogordo, Novo México.
A segunda, a arma “little Boy”(Pequeno Garoto), que detonou em 6 de agosto sobre a cidade de Hiroshima, Japão.
A terceira, a arma “Fat Man”(Homen Gordo), que detonou a 9 de agosto sobre a cidade de Nagazaki, Japão.
Distrito De Engenharia de Manhattan
No verão de 1942, Leslie Groves era deputado do chefe de construção para o Corpo de Engenheiros do Exército e tinha supervisionado a construção do Pentágono, o maior edifício de escritórios do mundo. Almejando um comando além-mar, Groves opôs objecções quando Somervell o incumbiu de liderar o projecto de armamento. As suas objecções foram rejeitadas e Groves demitiu-se da responsabilidade de liderar um projecto que julgava ter poucas hipóteses de sucesso.
A primeira coisa que Groves fez foi rebaptizar o projecto como O Distrito Manhattan (The Manhattan District). O nome evoluiu do costume do Corpo de Engenharia de renomear os distritos com o nome da cidade principal (o quartel-general de Marshall na cidade de Nova Iorque). Ao mesmo tempo, Groves era promovido a