Projeto ludico
SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO E AÇÃO SOCIAL – SETAS
CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL JOÃO RAIMUNDO
DOS SANTOS – CRAS
SERVIÇO DE ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA – PAIF II
EMAIL: paif2@hotmail.com
BRINQUEDOTECA: LUGAR DE BRINCAR, APRENDER E CRIAR - Adaptado para o Serviço Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças de 03 a 06 anos. “O mundo real, com seus valores e descalabros só são assimilados pela criança através do lúdico inerente à brincadeira e o jogo...” (Gildete Carvalho)
INTRODUÇÃO
A atividade lúdica fornece às crianças um maior e melhor desenvolvimento, seja ele cognitivo, motor, social ou afetivo, pois a criança ao brincar interage com outras crianças, estimulando a criatividade, a autoconfiança, a autonomia e a curiosidade, devido à situação de certos jogos e brincadeiras, o que garante uma maturação na aquisição de novos conhecimentos.
Construindo esse conhecimento através do lúdico a criança se desenvolve e aprende de maneira mais fácil e divertida, sendo a brincadeira e o jogo, algo próprio da infância, tornando a aprendizagem mais prazerosa. Daí a importância de se criar na sala lúdica uma brinquedoteca “que é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar”, propondo jogos que a criança irá aprender, pois são atividades interessantes que despertam a curiosidade e o prazer em construir conhecimentos, interagindo com o meio físico e social para que elas possam expressar – se ludicamente aflorando sua criatividade, fantasias, sonhos, frustrações, passando a agir e lidar com seus pensamentos e emoções de forma espontânea.
O resultado esperado deste espaço lúdico é que a criança ao interagir com brinquedos, brincadeiras e com outras crianças sejam protagonistas de sua promoção social,