Projeto Lixão
190490Brasília 30 de outubro de 2013 Autor(a): Edinir Cruz
Orientadora: Beatriz Barcelos Revitalização do Aterro Controlado da Estrutural por meio da Fitorremediação
Folha de rosto
Resumo
A urbanização e exploração dos recursos naturais de maneira mal planejada vêm causando sérios impactos ambientais. Este projeto propõe a utilização de mecanismo de preservação ambiental que visa à recuperação da área utilizada no aterro controlado da estrutural tendo em vista o que a Política Nacional de Resíduos Sólidos propõe, isto é, que a partir de agosto de 2014, não deverá haver a existência de lixões a céu aberto.
Buscando minimizar os efeitos negativos causados pela má destinação desses resíduos é proposto um passivo ambiental que representa toda e qualquer obrigação de curto e longo prazo, destinado única e exclusivamente a promover investimentos em prol de ações relacionadas à extinção ou amenização dos danos causados ao meio ambiente.
Propõe-se a utilização do sistema de fitorremediação que é uma tecnologia onde se usa plantas para minimizar poluentes do meio ambiente. Uma vez que as elas removem estes contaminantes do ambiente, ajudando para que os mesmos não sejam transportados por vento e chuva, não deixando acontecer a dispersão dos poluentes para outras áreas.
Conclui-se que atualmente, a contaminação dos solos por metais poluentes é um grave problema ambiental, devido a sua persistência e elevado poder de toxicidade. O cerrado oferece plantas nativas que fazem o processo de fitorremediação. Alem de ser um método mais barato e menos destrutivo oferece outras vantagens econômicas como a possibilidade de negociação dos creditos de carbono,