projeto jovem aprendiz
Este projeto procura apresentar o que é o programa Jovem Aprendiz, o que ele representa em termos sociais e quais as principais barreiras enfrentadas pelas partes envolvidas, os jovens, mentores, Recursos Humanos (RH), organização– durante o decorrer do programa. O Projeto Jovem Aprendiz foi instituído por meio da Lei de Aprendizagem e visa auxiliar o jovem de baixa renda a se inserirem no mercado de trabalho e a obterem uma formação profissional, em paralelo ao ensino convencional.
2. O PROJETO JOVEM APRENDIZ
O Projeto Jovem Aprendiz foi instituído pela Lei de Aprendizagem (Lei no 10.097/2000). A ideia principal do programa é transformar a realidade dos jovens de baixa renda, com idade entre quatorze e vinte e quatro anos, proporcionando meios para o ingresso do jovem no mercado de trabalho, sem comprometer seus estudos e seu desenvolvimento pessoal.
O contrato de aprendizagem tem caráter especial e não pode ser superior a dois anos. Nele, o empregador se compromete a dar ao aprendiz formação técnico-profissional compatível com seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz se compromete a executar as tarefas necessárias para sua formação. Esta formação compreende atividades teóricas e práticas desenvolvidas no ambiente de trabalho e contando com o apoio de entidades qualificadas neste tipo de atividade. Contudo o salario, carga horaria depende de cada empresa.
2.1. O PAPEL DO APRENDIZ
Milkovich e Boudreau (2000) afirmam que os indivíduos começam o treinamento com diferentes experiências, diferente familiaridade com o material e diferentes habilidades físicas e mentais inatas. Mas, independente de características e perfis pessoais, cabe a todo aprendiz, entre outras coisas, cumprir com seus horários e ser pontual em todas as atividades; comparecer à aprendizagem todos os dias; demonstrar interesse pelo trabalho e sempre procurar algo para fazer; avisar o orientador (mentor) ao se ausentar