Projeto jessica
A cidade de Macondo é uma cidade fictícia descrita no romance de Gabriel García Márquez, Cem Anos de Solidão. Tem como base econômica a produção de bananas, García Márquez afirma que tomou o nome de Macondo a partir de um sinal em uma plantação de banana, no qual é o nome local da árvore Cavanillesia platanifolia, que cresce nessa área. O nome Macondo pode ter vindo da África, embora pareça que García Márquez não tinha conhecimento desta possibilidade. Na linguagem kituba, uma língua Bantu falada nos dois Congos, a palavra para bananas é mankondo (o plural de dinkondo). Esta palavra, ou um cognato em uma linguagem relacionada, poderia ter sido trazido para a Colômbia por escravos. Esta localidade passa pela crise do surgimento de condomínios industriais, no qual atualmente, é necessário criar soluções que possam obter resultados para a melhoria da cidade. Uma das propostas seria alcançar medidas para realizar ações que sejam implantadas na cidade, tal como:
Projetar em um espaço público: imagens fotográficas que irão referir se à comunicação, tendo como objetivo o enfoque do olhar para a realidade dos moradores através da utilização fotográfica na cidade. Também promover uma conscientização em relação ao seu próprio ambiente e a comunidade. Uma das estratégias é dar visibilidade a fotografia como um meio de expressão e experimentação na comunicação visual que poderá ser atribuída entre os moradores de Macondo.
O intuito do projeto “Comunidade em foco – Oficina fotográfica na praça” é fazer com que os moradores encontrem na fotografia resultada de imagens feitas, a utilização de linguagens e capacidades da comunicação e com a informação da fotografia, possibilite a construção de uma integração entre educação, arte e tecnologia para a cidadania. Para participar desta oficina é necessário ser morador da cidade, jovem de idade mínima de 18 a 30 anos, ambos os sexos. Será cobrada a taxa de R$ 15,00 e