Projeto jaíba
Jaíba é a designação dada a uma porção de terras de cerca de 300 mil hectares, localizada entre a margem direita do Rio São Francisco e a esquerda do Rio Verde Grande, abrangendo terras do município de Matias Cardoso e do município de Jaíba, localizado ao Norte de Minas.
O Projeto Jaíba integra a participação governamental e a iniciativa privada. Os seus objetivos são: assegurar o assentamento de pequenos produtores e agricultores empresariais, reestruturar e revitalizar seus processos produtivos; promover o desenvolvimento sustentável da agricultura no norte do estado, visando consolidar o pólo agroindustrial, aumentando a participação da região no mercado interno e externo de frutas.
O Projeto busca ainda implantar uma agricultura moderna, capaz de gerar riquezas e prosperidade. O perímetro de irrigação do Jaíba é resultado do esforço da parceria entre o Governo Federal e o Governo de Minas.
Estão previstas quatro fases para o Projeto. A primeira etapa, Jaíba I, teve início na década de 80 e era dirigida para cerca de 1.500 famílias, com enfoque social e irrigação de uma área de cerca de 25 mil hectares. Até o momento, foram constituídos cerca de 200 km de canais, para levar a água do São Francisco até os lotes irrigáveis.
A segunda fase, Jaíba II, atual estágio do Projeto, tem como objetivo contemplar cerca de 20 mil hectares em irrigação, beneficiando as áreas empresariais. Em 2003, o Projeto Jaíba entrou como um dos Projetos Estruturadores do Governo de Minas.
Educação Ambiental
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) é responsável pela gestão ambiental do Projeto. Atualmente, o IEF atua na região com trabalhos de educação ambiental, com o controle e prevenção de incêndios em unidades de conservação, com a fiscalização ambiental e com a preservação de unidades de conservação na região.
PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NO CERRADO “RIO NOVO”
Rio Grande do Sul: subsídios para a formulação de uma política para o desenvolvimento