Projeto Intervenção Saude Bucal
1. Identificação da instituição:
Escola Municipal Professora Cleide Rocha de Oliveira
2. Carga horária:
12:00 horas
3. Quem se torna responsável em aplicar o Projeto:
Supervisor (pedagogo), professores.
4. Temático – conteúdo
O tema foi escolhido visando agregar evidências para nortear o desenvolvimento de um projeto de intervenção de saúde bucal, indicando novos rumos e novas ações de promoção de saúde bucal dos escolares. 5. Introdução:
A proposta de educação em saúde bucal para os escolares é uma estratégia para mudar o panorama nacional da saúde bucal, afinal os hábitos construídos durante a infância perduram por toda a vida. À cárie dentária e a doença periodontal são os males que mais acometem a cavidade bucal sendo a cárie o mais comum em crianças. Este projeto será desenvolvido através de uma parceria da escola com o dentista, da supervisão escolar com professores e alunos. O público alvo são alunos do 1º ao 5º ano, visando para uma maior conscientização desde infância, quanto aos cuidados com a saúde bucal. Cada professor aplicara atividades em sala de aula como desenhos, cruzadinha, textos, etc.
6. Justificativa:
A disponibilidade do dentista em participar da intervenção na Escola Municipal Professora Cleide Rocha de Oliveira de ensino infantil e fundamental, onde estão matriculados aproximadamente 300 alunos com idade de 05 a 12 anos. A maior parte dos estudantes é proveniente de famílias com baixas condições socioeconômicas e residentes da zona rural. Verificou-se também que grande parcela desses alunos, nuca teve acesso à saúde bucal. Essa realidade demandou a necessidade de elaborar um projeto de intervenção em saúde bucal voltado especialmente para esses escolares.
7. Objetivo geral:
Elaborar um plano de ação para promoção de saúde bucal e a prevenção de doenças dos escolares, contribuindo para melhor