projeto interdisciplinar
Projeto interdisciplinar
Tema: Arte e Cultura popular – BH em foco
Professora Cláudia Viana
Público alvo: Alunos do Ensino Médio
Belo Horizonte. 01 de maio de 2012
Justificativa:
Nos últimos anos tem se destacado no cenário artístico e cultural, evidenciado na música, moda, eventos gastronômicos, amostras de cinema, teatro, artesanato etc. Em consequência diversos espaços são criados ou reinventados, seja particular ou público, com o objetivo de atender a esta crescente demanda. Alguns exemplos dessa recriação de espaços são os antigos cinemas – Palladium e Cine Brasil-, o Parque Municipal, a Praça da Liberdade e a Praça de Santa Tereza, cenário de diversas manifestações culturais. Por isso é necessário que se tenha um novo olhar sobre Minas, olhar este que deve ir além das suas belezas naturais, história política e literatura.
Minas está em movimento, pulsando cultura, e isto não é manifestado nos livros didáticos; e apesar das mudanças teóricas sobre a educação no Brasil, as escolas ainda não conseguiram se desvincular da grade curricular, o que as cegam para o que é realmente importante para a formação humana. A história e o desenvolvimento cultural são primordiais para criação da identidade de um povo, como também para seu crescimento intelectual – “A principal tarefa da escola é ajudar o aluno a desenvolver a capacidade de construir relações e conexões entre vários nós da imensa rede de conhecimento que nos enreda a todos”. ( Ângela Kleiman e Silvia Morais)
Partindo dessas premissas o estudo sobre as diversas manifestações de arte e cultura de Belo Horizonte e de Minas é uma forma de conhecer e valorizar, o que ao longo do tempo vem construindo a história desse povo, ao mesmo tempo em que insere um novo significado ao estudo da história de Minas Gerais e seus movimentos espaciais.
Objetivo geral
O estudo deste tema tem como objetivo conhecer a história cultural e